Este site é melhor visualizado em versões superiores ao IE 7. Por favor, atualize seu navegador.

Dr. Isaac Ramos
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-AL: 5089

Premiação Tripla na BRASCRS

05.06.2013:

Durante a última semana (de 29 de maio à 1 de junho) foi realizado na Praia do Forte (Bahia, Brasil) o VII Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa. O Dr. Isaac Ramos teve a honra de participar como palestrante e com apresentações de trabalhos científicos. No total foram 5 trabalhos como primeiro autor, sendo 3 deles premiados na categoria “Cirurgia Refrativa”, além de mais 2 participações como co-autor.

Os temas abordados geraram bastante discussão e repercussão positiva, destacando-se o trabalho intitulado “Screening avançado para detectar risco de ectasia em candidatos a LASIK”. Este trabalho demonstra a alta performance diagnóstica da combinação de parâmetros clínicos com parâmetros tomográficos para detectar risco de desenvolver ectasia.

.

Foto (1)

.

Foto (3)

.

Foto (4)

.

Foto (2)

.

Relação dos trabalhos apresentados e premiações:

- Screening avançado para detectar risco de ectasia em candidatos a LASIK (PRÊMIO DE 1º LUGAR DE TEMA LIVRE);

- Diferenças biomecânicas entre córneas com ceratocone e córneas com ectasia pós-LASIK (PRÊMIO DE 1º LUGAR DE POSTER);

- Índice paquimétrico avançado para detectar ectasia (PRÊMIO DE 2º LUGAR DE POSTER);

- Combinação de dados clínicos e topográficos para avaliação do risco de ectasia pós-LASIK;

- Tomografia e biomecânica de córnea em ceratopatia estromal induzida por hipertensão ocular;

- Correlações entre o grau de guttata os parâmetros tomográficos e biomecânicos;

- Topoplastia de Cvintal assistida por laser de femtossegundo.

.

Foto (5)

.

Paralelamente ao congresso da área médica ocorreu o “V Congresso Brasileiro de Administração em Oftalmologia”, que teve excelente nível e enorme repercussão. Este congresso, que foi liderado pelo presidente da SBAO (Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia) Dr. Flávio Rezende Filho, teve seu ponto alto com a palestra “Metacompetência” do Dr. Eugênio Mussak no salão principal.

Em sua visão globalizada, como palestrante internacional, o Dr. Eugênio destacou que “existem outros conhecimentos que precisam ser incorporados à Medicina, para que o médico possa praticar a sua especialidade usando os seus saberes com mais qualidade, com mais eficiência, com mais resultado e com mais sucesso”. Para Mussak, o conceito só vem a acrescentar ao dia a dia deste profissional por ter grande aplicabilidade à profissão, que, segundo ele, não deve limitar os conhecimentos da Medicina, mas amplia-lo em função da necessidade do médico em atuar à frente de sua clínica ou consultório, visando mais qualidade e sucesso de seu negócio.

“Médicos em sua maioria não recebem treinamento para administrar, e os congressos da SBAO cada vez mais têm nos trazido ensinamentos importantes nesta área, auxiliando de forma inestimável os oftalmologistas e suas clínicas. A fantástica palestra do professor Eugenio é um grande exemplo disto”, disse o Dr. Isaac que atualmente é um dos membros da diretoria da SBAO.

.