Este site é melhor visualizado em versões superiores ao IE 7. Por favor, atualize seu navegador.

Dr. Isaac Ramos
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
CRM-AL: 5089

Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

A miopia, hipermetropia e o astigmatismo são conhecidos como defeitos de refração, isto é, são defeitos que causam alterações na focalização das imagens que chegam aos olhos. No olho normal, a imagem passa através da córnea e do cristalino e é projetada com toda nitidez sobre a retina.

.

Figura 1

.

Na miopia o olho cresce além do normal (fica mais comprido) e a imagem não é focalizada na retina, e sim antes dela.

.

Figura 2

.

Na hipermetropia, ao contrário da miopia, o olho cresce menos que o normal (fica mais curto) e por isso a imagem é focalizada atrás da retina.

.

Figura 3

.

No astigmatismo, o problema não está no tamanho do olho, e sim na curvatura da córnea, que apresenta um meridiano mais curvo que o outro. Veja na figura abaixo que o meridiano horizontal (azul) é mais curvo, formando o foco antes da retina, enquanto o meridiano vertical (amarelo) é menos curvo, formando o foco atrás da retina. Isto gera uma imagem desdobrada e sem nitidez sobre a retina.

.

Figura 4

.

Todos estes defeitos,  miopia, hipermetropia e astigmatismo, causam distúrbios visuais e sintomas peculiares que após o diagnóstico, o oftalmologista poderá corrigir com óculos, Lentes de Contato ou Cirurgia Refrativa.

.